Bombas de Calor: A solução mais eficiente, ecológica e económica! 


 O que são Bombas de Calor?

Para responder de uma forma bastante simples, as bombas de calor são máquinas térmicas de produção de águas quentes sanitárias e/ou águas para aquecimento, utilizando um principio termodinâmico bastante simples - a Aerotermia. 

A energia térmica está sempre presente no ar que nos rodeia, mesmo a temperaturas extremamente baixas. 

A Aerotermia é o novo sistema que nos permite utilizar esta energia, até agora não explorada, para a transferir aos circuitos de regulação da temperatura do ar e da água quente.

Para poder utilizar esta nova energia contida no ar e transferi-la para a água, é preciso utilizar um agente de transporte energético. No caso das bombas de calor que utilizamos - Atlantic - o agente de transporte é um gás frigorífico amigo do ambiente, que respeita a camada de Ozono.

Naturalmente há outros processos que ocorrem para que se obtenha o resultado final, mas aqui fica uma breve explicação do principio de funcionamento. 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 Poupança e Rendimento 

Os consumos energéticos de aquecimento que se obtém com as bombas de calor, comparando com as outras fontes de energia convencionais, são muito significativos. 

Graças aos seus elevados rendimentos, o utilizador pode beneficiar de poupanças muito importantes na sua fatura de Climatização e de AQS. 

O rendimento dos equipamentos de aerotermia para a produção de calor são refletidos no seu COP (Coeficiente de Performance), que é a relação entre a energia cedida ao sistema de aquecimento e a energia consumida. 

A modo de exemplo, se o COP é de 4, uma bomba de calor que consome 3 KW de energia elétrica cede 12 KW de energia calorifica ao circuito de aquecimento. 

O utilizador obtém 9KW de forma gratuita procedente da energia contida no ar exterior, portanto obtemos 75% de energia gratuita. 

Em que, graças aos baixos consumos das bombas de calor e à energia gratuita que se obtém do ar exterior, a redução de CO2 respeitante às energias convensionais são muito consideráveis. 

Mas naturalmente que os gastos para aquecimento de uma casa variam conforme o tipo de difusor de calor que tem, sendo o mais aconselhado o difusor através de pavimento radiante. Em que poderá consultar toda a informação do mesmo no nosso site. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 A nossa aposta para baixa temperatura:

         ATLANTIC ALFÉA EXCELLIA

 

A nossa sugestão para bombas de calor domésticas de baixa temperatura recai na marca Francesa Atlantic, nomeadamente no modelo Alféa Excellia.

A gama Alféa de 1 função propõe diferentes soluções em aquecimento tais como a gestão de 1 ou 2 zonas de aquecimento independentes, apoio de caldeira e o aquecimento de piscina.

Para além disso, pode gerir a produção de água quente sanitária através de um acumulador externo e inverter o seu ciclo termodinâmico para arrefecer a sua casa no verão. 

As suas múltiplas soluções de elevada eficiência e baixa temperatura, tornam-na ideal tanto numa instalação nova, como para substituir uma caldeira existente. 

Onde poderá ser instalada tanto em moradias como apartamentos, pois a sua unidade interior apresenta medidas muito aproximadas a uma caldeira mural a gás, o que prova a sua versatilidade em termos de instalação.

 

Características da Bomba de Calor Atlantic Alfea Excellia 

  • Qualidade e Máxima Eficiência

    • A gama Alféa incorpora um permutador coaxial desenvolvido e patenteado pelo Grupo Atlantic.
      O Referido permutador está submerso, dentro de um depósito, permitindo um funcionamento sem filtro de água,
      nem sensor de caudal. Uma solução que se traduz numa maior fiabilidade e eficiência ao longo do tempo. 

  • Reinjeção de Fluído

    • Esta tecnologia permite atingir temperaturas de impulsão de 60ºC em condições abaixo de -20ºC no exterior e de
      forma unicamente termodinâmica. A potência nominal da Alféa mantém-se estável mesmo a temperaturas exteriores
      extremamente baixas.
  • Regulação Integral

    • Regulação Inverter com ação direta sobre a velocidade do compressor;
    • Curva de aquecimento ajustável;
    • Unidades e centrais de ambiente que ajustam as temperaturas e consideram as contribuições de calor natural;
    • Gestão optimizada da produção de água quente sanitária;
    • Possibilidade de gestão de 2 zonas de aquecimento para o mesmo sistema de emissores, ou diferente (ou uma zona
      hidráulica + 1 zona elétrica);
    • Funções adicionais: aquecimento/ arrefecimento, piscina, água quente sanitária.

  • Potências disponiveis gama Alféa Excellia (max 60ºC)
    • 11 KW mono/trifásica
    • 14 KW mono/trifásica
    • 16 KW trifásica

 


 A nossa aposta em alta temperatura:

         DAIKIN ALTHERMA 

A nossa aposta para o sector de alta temperatura, dirige-se para a bomba de calor Daikin modelo Altherma. Consulte a nossa promoção aqui: PROMOÇÃO DAIKIN 2015.

O sistema split é composto por uma unidade exterior e uma unidade interior, podendo ser complementado com uma ligação solar térmica.

A Daikin Altherma de Alta Temperatura pode aquecer a sua casa de uma forma até 3 vezes mais eficiente do que um sistema de aquecimento tradicional, baseado em cobustíveis fósseis ou em eletricidade, tal como já foi explicado anteriormente nos princípios de funcionamento das bombas de calor.

A vantagem directa de uma bomba de calor de alta temperatura, está directamente relacionada com a capacidade de produção de água a elevadas temperaturas, no caso deste modelo consegue atingir 80ºC.

Por isso no caso de possuir radiadores de alta temperatura, é necessário produzir água a cerca de 80ºC. E será aqui que o sistema de alta temperatura Altherma, com as suas duas bombas de calor, se torna a solução ideal. Uma bomba de calor situa-se na unidade exterior, para extrair calor do ar exterior, a outra situa-se na unidade interior para transferir o calor através dos radiadores e para a utilização de águaquente sanitária. Em conjunto aumentam a temperarura de saída da água até aos 80ºC, o que é o ideal para os radiadores de alta temperatura proporcionando um conforto ideal, mesmo nos climas mais frios. 

 

 

 

             

 

Vantagens da bomba de calor de alta temperatura

  • Ideal para radiadores de alta temperatura
  • Substituição simples de uma caldeira existente, sem quaisquer outras
    modificações no sistema de aquecimento existente
  • Água quente sanitária com um baixo consumo de energia
  • Controlo simples e de fácil utilização
  • Manuntenção baixa ou mesmo inexistente

Potencias disponiveis da gama Altherma

  • 11 KW monofásica/ trifásica
  • 14 KW monofásica/ trifásica
  • 16 KW monofásica/ trifásica